quarta-feira, 6 de abril de 2011

Atividade física e o diabetes na vida adulta


Os benefícios da prática regular de atividades física na prevenção de doenças tem sido alvo de muita pesquisa e campanhas para a comunidade em geral pois, os dados revelam que prolongam a vida das pessoas. 
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.


A aptidão física é descrita como a capacidade de executar atividades físicas com energia e vigor sem excesso de fadiga e, também como a demonstração de qualidades e capacidades físicas que conduzam ao menor risco de desenvolvimento de doenças e incapacidades funcionais (Franchi, et al. 2010). De acordo com a matéria do QVB (Quero Viver Bem) a baixa aptidão física, após o início da idade adulta, aumenta significativamente o risco futuro de diabete melito (pesquisadores da Northwestern University - Chicago, Estados Unidos). A matéria relata que em uma pesquisa realizada com indivíduos (participantes de um estudo pela  Northwestern University - Chicago, Estados Unidos), os quais foram submetidos à realização de três testes ergométricos (testes de esforço), ao longo de 20 anos de acompanhamento, visando avaliar o grau de aptidão física de cada um destes adultos em determinados momento de sua vida. Os pesquisadores concluíram que o risco de novos casos de diabete melito após os 40 anos de idade aumentava em 22% nas mulheres e em 45% nos homens que apresentavam os menores graus de aptidão física ao longo do tempo. Entre as pessoas que apresentavam uma aptidão física similar, aquelas com um maior índice de massa corporal (IMC) eram mais propensas ao desenvolvimento de diabete melito. Os autores acreditam que estes achados nos indivíduos com baixa aptidão física possam ser atribuídos a presença de um maior IMC,  pior sensibilidade à ação do hormônio insulina (substância que permite a entrada do açúcar para dentro das células), aumento da atividade inflamatória, entre outros aspectos. 


Pesquisadores da Universidade Estadual de Maringá realizaram um estudo semelhante para avaliar a aptidão física em idosos (com idade média de 67 anos) portadores de Diabetes Mielitus tipo 2 (DM2) e idosos sem a diabetes. O trabalho  APTIDÃO FÍSICA DE IDOSOS DIABÉTICOS TIPO 2  aborda como um fator importante para melhorar a aptidão física é combater o sedentarismo. Os autores ressaltam que no caso das pessoas idosas diabéticas o exercício apresenta vários benefícios, como diminuição das concentrações de glicose sanguínea, melhora do controle glicêmico, diminuição de medicamentos orais ou insulina, melhora da sensibilidade à insulina e consequente diminuição dos fatores de risco cardiovascular como diminuição de pressão arterial e aumento da gordura corporal, além de melhora da capacidade aeróbia, da flexibilidade e da força muscular . Outros trabalhos, citados neste mesmo artigo, tem mostrado que a prática de atividade física por pacientes com DM2 é importante para o aumento da sensibilidade à insulina. Afirmam ainda que a prática de atividade física pode prevenir o aparecimento desta doença em pessoas que tenham risco elevado de contraí-la.  


Ambos estudos ressaltam a importância da atividade física para combater a diabetes principalmente em decorrência da idade. Com o envelhecimento o metabolismo corporal diminui e os problemas de saúde começam a aparecer para uma qualidade de vida é necessário a prática de atividades físicas regulares e uma alimentação saudável. Cuide-se para viver bem.
Fonte: 
QVB - Diabetes Care. Texto revisado por Clarice Aristides
APTIDÃO FÍSICA DE IDOSOS DIABÉTICOS TIPO 2  - Kristiane Mesquita Barros Franchi et al.  Maringá,  v. 21, n. 2, p. 297-302, 2. trim. 2010

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens populares